Ludicidade e redes sociais: Investigando o CityVille

Autores: Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo; e João Pimentel Perfeito
Publicação: Revista Ciência & Cognição 2013

 

Resumo: Nos modos de viver contemporâneos, a experiência lúdica encontra-se intimamente relacionada e influenciada pelas novas tecnologias, sendo os jogos eletrônicos um ícone neste quesito por proporcionarem experiências que englobam fenômenos como o aprendizado, a cooperação, a socialização e a identidade. Nossa proposta foi tentar compreender estas novas configurações do lúdico, aqui representadas por um jogo social, o CityVille, disponível para usuários das redes sociais. Utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) como suporte teórico metodológico para seguir os rastros deste fenômeno, utilizando como ferramenta um método de pesquisa em internet denominado “netnografia”, inspirado no tradicional método etnográfico e em seus pressupostos. Participaram da pesquisa, por meio de um questionário, quarenta e sete sujeitos. Concluímos que o jogo é um palco onde os sujeitos experimentam esquemas de ação inéditos, se relacionam e interagem com seus pares em movimentos de cooperação e competição, expressam e vivenciam questões identitárias, exercem papéis, trocam experiências e aprendizagens.

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