Infância na rede: O potencial de uma análise de redes em um ambiente digital marcado pela presença infantil

Autores: Brenda GUEDES
Publicação: Intercom 2013

 

Resumo: Considerando que o público infantil representa, na sociedade de consumo, uma importante parcela de mercado e tendo em vista a intensificação do uso que este mesmo grupo faz das tecnologias emergentes, identifica-se a relevância de pesquisas nessa direção à medida que é, aqui, compartilhado um vislumbre inicial das potencialidades que o método de análise de redes sociais pode representar para os estudos sobre a relação infância e mídias. A reflexão foi inspirada por uma matéria veiculada no Jornal Gazeta do Povo (versão online) do Grupo Paranaense de Comunicação, intitulada “Facebook quer liberar acesso a menores de 13 anos – Mecanismos estão sendo testados para que as crianças possam usar o site sob a supervisão dos pais”. Vale ressaltar que as perspectivas aqui desenvolvidas estão para além de um “jogo de soma zero” (BUCKINGHAM, 2000), no qual o público é plenamente poderoso ou completamente assujeitado.

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