Formação com Professores – Projeto LACE Cidadania

O curso de extensão Diálogos Educacionais Contemporâneos –DEC- tem como finalidade trazer para  professores da rede pública de ensino um debate crítico sobre a utilização das TIC’s na sala de aula. O curso faz parte do Projeto Lace Cidadania, patrocinado pela Petrobrás, através do Programa Petrobrás de Desenvolvimento e Cidadania e é desenvolvido pela Associação Encine em parceria com diversas outras organizações.

O curso é ministrado em parceria com o Tvez. As professoras Inês Vitorino Sampaio, Luciana Lobo Miranda e as extensionistas Samaísa (ver nome todo) e Paula Brígido (IDEM), do curso de comunicação e psicologia respectivamente, além de professores da ENCINE trabalharão temas relacionados ao cotidiano escolar, juventude contemporânea, limites e alcances das TICS, além de oficinas de webrádio, vídeo, fotografia dentre outras. A carga horária é de 60 horas, sendo 40 presenciais e 20 online. O curso será ministrado na sede da ONG Encine entre os meses de agosto e novembro de 2010. A previsão é de que pelo menos 40 professores da rede pública concluam o curso, levando para as escolas públicas uma nova perspectiva educacional para as TIC’s possibilitando a melhoria  no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

 

Módulo I

Ementa: Apresentação e Discussão dos princípios e conteúdos do DEC; Diagnostico institucional; A importância e a aplicabilidade do diagnóstico no processo formativo; levantamento de demandas e potencialidades da escola; Processo comunicacional e contexto escolar; princípios da mídia-educação; limites e alcances das TICS; Visão macro da sociedade; O contexto local;  A(s) juventude(s) nesta sociedade; A(s) família(s) nesta sociedade.

Objetivos: – Sensibilizar os Professores em relação ao Curso; Apresentar a Proposta do Curso, Realizar um Breve Diagnóstico das Escolas; Discutir a inserção da mídia na educação; Analisar os limites e alcances da mídia-educação;  Debater acerca das noções de Juventude e Família Contemporâneas.

Metodologia: Dinâmica de grupo; Círculo de Cultura, Disco-Fórum, Vídeo-Fórum (Mídia educação, a cara da indisciplina) e debate.

Recursos: Bolas de encher (10), Textos impressos de músicas, folhas de papel A4 em duas cores; Pequenos cartões para a confecção de crachá; Clips, Caneta hidrográfica de diferentes cores; Sistema Integrado de Som e/ou Computador e Vídeo com internet.

Roteiro de Atividades:

8:00. Acolhida com dinâmica e Apresentação da Proposta do Curso; Dinâmica de acolhimento: jogo cooperativo bola de encher Responsáveis Samaisa e Paula

8:30. Confecção de crachá; Breve diagnóstico institucional; levantamento em grupo (máximo 5) dos problemas e potencialidades de cada escola (3 para cada um a ser escrito separadamente em folhas de papel colorido) Responsável:Luciana.

9:00. Circulo de Cultura. Cada um Escolhe um problema OU uma potencialidade que foi escrita numa folha de papel colorida, formam novos grupos para escolher UM problema ou uma potencialidade- Plenária Responsável:Luciana.

9:45 Lanche

10:00 Discussão . Expectativa com relação ao curso

10:20 – Vídeo-forum. Mídia-Educação e TICS: recurso pedagógico, discussão e apropriação. Exibição de vídeos realizados no contexto escolar. Responsável:Luciana.

11:00. Disco-Fórum abordando as questões da Juventude e da Família na Sociedade Contemporânea. (Responsável: Inês)

Os professores vêem as músicas abaixo indicadas fixadas na sala em vários pontos. Colocar também folhas em branco. São convidados e escolher uma das músicas para cantar e a se agruparem por música. Nos grupos, devem discutir porque escolheram esta música e dizer qual a diferença da juventude que eles vivenciaram em relação aos jovens de hoje.

12:00. Almoço

13:00. Cada grupo canta a sua música e depois explica porque escolheu esta música e diz qual a diferença da juventude que vivenciaram em relação aos jovens de hoje na plenária.

14:00. Encerramento do Módulo.

Subsídios:

Para o círculo de cultura: frases geradoras criadas pelos próprios grupos

Para o Disco-Fórum combinamos a utilização das músicas:

- Alegria, Alegria (liberdade, descompromisso)

- Terra de Gigantes (Consumo/Marcas/Ter-Ser)

- Caminhando e Cantando (revolução/ compromisso com o país)

- Como os nossos pais (o ciclo da vida/ imitação de padrões)

- Pais e Filhos (Fala sobre a questão da família...novos medelos q surgem com as separações, outras formas de família)

- Família (fala do cotidiano familiar, dos papeis em família, dos comportamentos)

- O calhambeque(fala de uma forma /de um modo de juventude lidar com a vida na época na época da Jovem Guarda)

- Sentimental

- O tempo não para

- Weekend

Para o vídeo-Fórum: utilização de trechos do programa megafone

 

Módulo III:

Slides do Power Point

Ementa: Desafios educacionais contemporâneos e estratégias coletivas de atuação; a inserção de ferramentas informacionais no contexto educacional; elaboração de blogs com conteúdos educativos.

Justificativa: Diante dos desafios cotidianos enfrentados pela escola pública brasileira na atualidade, tais como, precarização do trabalho do professor, enxugamento de verbas, violência, relação intergeracional, relação escola e mídia, corroborados com o levantamento das dificuldades enfrentadas pelas escolas realizado no módulo I, este módulo analisará o sentido da escola e da educação no contexto atual, discutindo dificuldades e propondo estratégias conjuntas para implementação de ações no cotidiano com o auxilio do LACE. Com o foco na educação para o uso crítico da mídia, o blogs e outras ferramentas informacionais serão utilizados como facilitadores do processo educativo e do campo dialógico a ser potencializado nas escolas.

Objetivos Gerais:

- Trabalhar o sentido da escola e da educação na contemporaneidade;

-Oportunizar a produção e reflexão de metodologias e produtos de ensino por meio dos processos comunicacionais;

 

Objetivos Específicos:

- Discutir os lugares e as formas existentes de educação extra-escolar no contexto atual e sua relação com a escola;

- Promover um campo coletivo de compartilhamento de problemas e estratégias de soluções, para os desafios existentes no cotidiano escolar;

- Sensibilizar para a utilização de blogs como ferramenta no processo educativo;

- Capacitar professores e gestores na apropriação de recursos comunicacionais em software livre

 

Considerar os seguintes aspectos nas formações:

- A realidade de cada Escola

- Fazer relação dos temas discutidos em cada módulo com os PPPs ( Projeto Político Pedagógico) planejados pelas escolas

- Prover a interrelação dos cursos para professores (DEC) e para os alunos

 

Metodologia: Dinâmica de Grupo, Círculo de Cultura, Plenária, oficina de blog.

 

Recursos: slide show, CD de música, Computador, Vídeos e programas de rádio DEC- ARCOS- TVEZ,  papel, lápis/caneta, envelopes.

 

Roteiro de Atividades:

8:00. ATIVIDADE 1-Dinâmica de acolhimento;

Finalidade: Propiciar um clima de descontração e integração entre os participantes do grupo.

Material necessário: rádio e CDs de música

Descrição da dinâmica:

1. Grupo de pé, espalhado pela sala. Música.

2. Pedir que todos se movimentem pela sala de acordo com a música, explorando os movimentos do corpo. Pôr música com ritmo cadenciado. Tempo.

3. Parar a música. Solicitar que formem dupla com a pessoa mais próxima e que, de braços dados, continuem a se movimentar no mesmo ritmo, procurando um passo comum, quando a música recomeçar.

4. Após um tempo, formar quartetos, e assim sucessivamente, até que todo o grupo esteja se movimentando junto, no mesmo passo.

5. Pedir que se espalhem novamente pela sala, parando num lugar e fechando os olhos.

6. Solicitar que respirem lentamente, até que se acalmem.

7. Abrir os olhos, sentar em círculo.

8. Plenário:

- O que pôde perceber com esta atividade?

- Que dificuldades encontrou na realização da dinâmica?

- Como está se sentindo?

Comentários:

Este é um trabalho leve e de muita alegria. O grupo se movimenta de forma descontraída, o que cria um clima propício para se trabalhar a integração entre os componentes. Pode ser enriquecido e acrescido de novas solicitações.

A atividade propicia, também, uma reflexão sobre a identidade do grupo, as diferenças de ritmo entre os participantes, a facilidade ou a dificuldade com que alcançam a harmonia, chegando a um passo comum.

O facilitador pode explorar a atividade, criando movimentos e formas que desafiem o ritmo grupal.

 

8:15  ATIVIDADE 2- Relação mídia-escola.  Mídia educação e Educomunicação. Apresentação de Slide-show relacionados ao tema. Discussão na plenária.

Apresentação de produtos realizados no DEC e ARCOS passados e de outros trabalhos do Tvez relacionados ao tema. Discussão.

 

9:15 ATIVIDADE 3 - Retrospectiva 1ª módulo - DEC (Slide show) – Luciana

- Levantamento das dificuldades e Potencialidades das escolas

O que ficou dos últimos encontros? Foi possível fazer alguma relação com as atividades desenvolvidas na sala de aula?

- Como o uso do LACE pode auxiliar no enfrentamento dessas dificuldades?

- Apresentação do Plano de Aula

 

- ATIVIDADE PARA CASA  Objetivo. Realizar plano de aula Individual ou em grupo envolvendo os recursos do Lace (trazer para o próximo encontro preenchido. OBS: A atividade contará na carga horária do curso - módulo a distância)

 

10:10 MERENDA

 

10:30- ATIVIDADE 4 – Oficina Blog (conteúdo técnico sobre o blog)Ives e Uirá

 

12:00- ALMOÇO

 

13:00. ATIVIDADE 5 O sentido da educação e da escola no mundo atual.  (documentário lançamento LACE-escola Álvaro Costa)

Perguntas geradoras/ conteúdo Blogs:

- Educar para quê?

- Quem educa?

- Quais as formas de educar?

 

Discussão pequenos grupos.

(serão divididos em 4 grupos. As equipes terão 20 minutos para responder as três questões acima mencionadas e pensar como colocar as questões discutidas no blog)

 

13:30: Elaboração de Blog pelos professores

14:20. Apresentação e Avaliação (Como foi a construção do blog?; o que o blog tem em comum com o tema debatido? Como potencializar essa ferramenta na sala de aula? do BLOG;

Avaliação do Módulo (fazer avaliação do módulo nos pequenos grupos, em seguida cada grupo apresenta uma única avaliação resultado da discussão)

15:00 Encerramento.

 

Bibliografia: 

  • Fonte da dinâmica: Margarida Serrão e Maria C. Boleeiro

  • MEIRA e ANTUNES (org) Psicologia Escolar: Práticas Criticas, São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003.

  • OROFINO Mídias e Mediação Escolar: Pedagogia dos meios, Participação e visibilidade, São Paulo: Cortez:Instituto Paulo Freire, 2005 (Guia da Escola Cidadã; v.12)

  • TEXTO NA INTERNET: Blog e Flog como recursos de aprendizagem

http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/nfa/tetxt3.htm

 

Módulo IV:

Ementa: As formas de educar na e pela mídia; A construção do discurso e da imagem nos meios de comunicação, e as influencias nos processos educativos nas escolas; Leitura Crítica da mídia no contexto escolar.

Justificativa: A necessidade de estabelecer uma maior conexão entre os campos da Educação e da Comunicação constitui um dos grandes desafios da formação dos jovens na contemporaneidade. Cada vez mais os meios de comunicação estão inseridos nos espaços escolares, tanto de forma programada, nos conteúdos escolares ou na utilização de mídias (TV, radio...) como ferramentas pedagógicas, ou de forma não programada, em situações em que os celulares tocam na hora da aula, ou quando um tema de interesse do público jovem é abordado em um programa de TV e passa ser o tema principal da turma. Através da análise de programas ficcionais de televisão, voltados para adolescentes, cujo o enredo envolve a escola, pretende-se estabelecer um diálogo das possíveis semelhanças e diferenças entre a escola “existente” nesses programas e a escola presente em seu cotidiano..

Objetivos Gerais:

- Trabalhar o sentido da escola e da educação na contemporaneidade;

-Oportunizar a produção e reflexão de metodologias e produtos de ensino por meio dos processos comunicacionais;

 

Objetivos Específicos:

- Estimular  leituras críticas sobre a mídia de programas voltados para público adolescente.

- Sensibilizar para importância de articular os temas acima mencionados com os conteúdos programáticos da escola; PPP, PDE, e os Planos de aula.

Considerar os seguintes aspectos na formação:

- A realidade de cada Escola

- Fazer relação dos temas discutidos em cada módulo com os PPPs (Projeto Político Pedagógico) planejados pelas escolas

- Prover a interrelação dos cursos para professores (DEC) e para os alunos

 

Metodologia: Dinâmica de Grupo, Exibição de programas de TV, análise crítica com base em questões disparadoras, Círculo de Cultura, Plenária, oficina de vídeo

Recursos: slide show, CD de música, Computador, Episodios dos programas ICARLY e Malhação,  papel, lápis/caneta, envelopes.

Roteiro de Atividades:

8:00. ATIVIDADE 1-Dinâmica de acolhimento;

 

8:30  ATIVIDADE 2– Momento de acompanhamento da realização das atividades solicitadas e informes:

Cobrar as atividades propostas: 1. Fotografia; 2- Alimentação do blog coletivo; 3-Plano de Aula.

Apresentação dos Planos de Aula já realizados- Discussão na Plenária

 

9:30  ATIVIDADE 3 – OFICINA DE LEITURA CRITICA

- Exibição de Dois Episódios dos Programas ICarly e Malhação (TV Globo)

 

10:10- Divisão em duas equipes. Uma equipe analisará os programas sob a ótica do adulto- professor e o outro sob a ótica do aluno-adolescente.

 

Discussão.

- A quem são endereçados esses programas?

-  Quais os recursos de endereçamento utilizados?

- Por que esses e outros programas são tão atraentes para o público adolescentes?

- Como adolescentes e adultos aparecem nos programas? Como se relacionam? 

- Como a escola aparece nos programas? 

- Quais as diferenças e semelhanças desses programas e o cotidiano escolar?

- OUTRAS QUESTÕES...

-Analisar as diferenças e semelhanças entre ambos os olhares

 

11:00 MERENDA

 

Módulo IV

Conteúdo: Desafios educacionais contemporâneos sob a ótica da comunicação; o direito à comunicação como base para uma educação democrática; a classificação indicativa como um sistema de proteção da criança e do adolescente.

Justificativa: A necessidade de estabelecer uma maior conexão entre os campos da Educação e da Comunicação constitui um dos grandes desafios da formação dos jovens na contemporaneidade. Cada vez mais os meios de comunicação estão inseridos nos espaços escolares, tanto de forma programada, nos conteúdos escolares ou na utilização de mídias (TV, radio...) como ferramentas pedagógicas, ou de forma não programada, em situações em que os celulares tocam na hora da aula, ou quando um tema de interesse do público jovem é abordado em um programa de TV e passa ser o tema principal da turma.

É fato! Educar para uma visão critica da mídia é urgente. Os processos educativos acontecem hoje em duas vertentes. Escola e mídia. Hoje são os principais vetores nos processos educativos. Sendo que a mídia apresenta hoje um maior poder de encantamento e despertar da curiosidade dos jovens diante das inovações constantes. Por isso, é necessário um debate profundo e contínuo sobre os conteúdos, linguagem e o poder que a mídia exerce hoje na sociedade e principalmente junto ao público jovem.

Objetivos Gerais:

- Refletir acerca dos desafios contemporâneos da educação, vistos sob a ótica do direito à comunicação na família, na comunidade escolar, nas mídias e na sociedade.

Objetivos Específicos:

- Promover um debate sobre o direito a comunicação a partir dos marcos legais: da Concessão Pública de TV e da Classificação Indicativa, como estratégia de proteção à infância;

- Estimular  leituras críticas sobre a mídia;

- Sensibilizar para importância de articular os temas acima mencionados com os conteúdos programáticos da escola; PPP, PDE, e os Planos de aula.

Considerar os seguintes aspectos nas formações:

- A realidade de cada Escola

- Fazer relação dos temas discutidos em cada módulo com os PPPs ( Projeto Político Pedagógico) planejados pelas escolas

- Prover a interrelação dos cursos (Diálogos Escolares Contemporâneos - DEC – Arte-Comunicadores-Socias - ARCOS).

- Socializar nas formações com os professores (as) o que tem sido desenvolvido nos Laboratórios de Comunicação Educação - LACES

Metodologia: Exposição do Tema e Roda de Conversa

Recursos: folha de papel ofício branco, canetinhas e lápis coloridos, data-show, computador e dvd.

Roteiro de Atividades:

8:00. ATIVIDADE 1- Dinâmica do DESENHO CEGO. Escolhe-se o nome de 4 bichos (o tanto de sub grupos que você quer dividir) (os bichos tem que ter sons característicos) e escreva em quantidades iguais em papeizinhos com o número de pessoas presentes. Em seguida distribua aleatoriamente e peça que cada um faça o som do bicho que tirou e vá se agrupando com os seus iguais amigos bichos. Assim teremos quatro grupos. Cada grupo deverá escolher um líder e receberá uma folha de papel em branco para que seja realizado um desenho. O líder então é vendado e o grupo deverá guiá-lo, somente com palavras, a realizar o desenho definido apenas após a vendagem do líder. O desenho deve ser realizado com traços de cores coloridas. 15 minutos.

Ao final, considerar a organização para que o trabalho pudesse ser realizado, a sensação de ser conduzido e de estar conduzindo.

8:15 ATIVIDADE 2 – Exposição da Temática do dia: Direito à Comunicação e a proteção da infância, alternando a exposição com a apresentação de vídeos (Trechos de Programas televisivos e do documentário: Criança, a Alma do Negócio. Segue uma roda de conversa sobre o tema.

10: 00 – MERENDA

10:15 – Oficina de Vídeo - Aldir

Devem ser inserido os detalhes da condução/ horários da oficina

13:45 - Atividade para casa: 4 horas/aula (Ver com a Raquel se será mantido)

Pesquisar sobre Classificação Indicativa e Concessão Pública de TV;

Com essas informações alimentar os blogs coletivos e individuais;

Propor uma atividade na escola ou sala de aula que aborde os temas acima pesquisados;

Pesquisar vídeos, charge e outros que abordem os temas acima.

14:00 - Encerramento

 

- Bibliografia:

Manual da Classificação Indicativa – Organização José Eduardo Romão, Guilherme Canela, Andercon Alarcon. – Brasília: Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Justiça. Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação, 2006.

 

 

 

 

 

 NOSSOS PARCEIROS