Quem Somos

O Programa Tvez: Educação para o Uso Crítico da Mídia, desde 2005 integra os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Psicologia em atividades de extensão em escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana, para promover o uso qualificado da mídia no cotidiano escolar. Durante este período, o Tvez também promoveu seminários na UFC, abertos ao público, sobre a relação educação e mídia, a exemplo do: Classificação Indicativa (2012), Oficina SAFERNET: Cidadania, participação e direitos humanos na internet, Seminário Educação e Comunicação nas escolas públicas, apenas para citar os mais recentes. Ao longo desses anos, o Tvez também vem mantendo uma parceria com a ONG Encine, sobretudo na promoção do curso Diálogos Escolares Contemporâneo (DEC), voltado para a formação de professores da rede pública, com 3 edições (2007, 2010 e 2013). Para qualificação da equipe, de estudantes da UFC e da comunidade mais ampla, o  Tvez vem promovendo grupos de estudos regularmente, com os temas relativos à mídia, subjetividade e educação.Em 2009 o Programa foi contemplado com o edital da PROEXT para ação de oficinas de mídia-educação e Cine-Clube em 3 escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana durante o ano seguinte. A partir de 2010 visando maior intercâmbio com a comunidade acadêmica, parceiros das escolas, bem como a todos que interessam pela temática, o site do Tvez foi criado. 

 
O Programa de Extensão TVEZ articula a participação de professores e estudantes de vários cursos (ver equipe de trabalho), integrando ações materializadas em Projetos, Cursos e Eventos tais como os acima indicados.
 
No decorrer destes quase 10 anos de atuação em diferentes escolas públicas da região metropolitana de Fortaleza, o Tvez tem conseguido sensibilizar alunos, professores e gestores com que se envolveram com o programa para a importância do uso qualificado da mídia no cotidiano escolar, nas seguintes vertentes: a mídia como recurso didático, como objeto de análise e como forma de expressão. 
 
Se nos primeiros anos, o foco recaiu sobre a relação dos sujeitos envolvidos com a TV, atualmente tem-se trabalhado com o foco na convergência midiática. Espera-se com a continuidade do programa redimensionar o olhar crítico sobre a mídia com foco no uso das novas tecnologias, mantendo o propósito inicial do fortalecimento da escola pública e da formação para a cidadania, com destaque para a questão dos direitos humanos, sobretudo o direito à comunicação.