Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade
A publicação traz informações preocupantes, que devem estar ao alcance de pais e educadores. Entre elas, o fato de que o público infantil passa mais de cinco horas por dia na frente da televisão, de acordo com dados do Ibope. E que 64% de todos os anúncios veiculados nas emissoras de TV, monitoradas às vésperas do Dia das Crianças de 2011, foram direcionados ao público infantil, de acordo com o Instituto Alana.
Ninguém nasce consumista. O consumismo é um hábito que se forma a partir de valores materialistas e que traz sérios problemas para a sustentabilidade. É possível mudar este quadro.
Fonte: http://www.mma.gov.br/
Manual de Educação para o Consumo Sustentável
No ano de 2005, em parceria com a CI (Consumers International) e o governo federal, o Idec colocou no ar o“Manual de Educação para o Consumo Sustentável”, uma publicação especialmente elaborada para o auxiliar o professor em sala de aula. O conteúdo continua mais do que atual e a importância de trabalhar interdisciplinarmente do assunto é indiscutível. Vale a pena conferir!
Fonte: http://www.idec.org.br/
Marketing de alimentos para crianças: o cenário global das regulamentações
A regularização do marketing de alimentos, especialmente dirigido às crianças, emerge como uma área que necessita de maior atenção. Numa tentativa de discutir essa questão com maior profundidade, a OMS comissionou a presente revisão do cenário das regulamentações sobre marketing de alimentos (incluindo bebidas não alcoólicas) dirigido a crianças.
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/